Greve Ocupação
Marin Karmitz
Um dos mais célebres exemplos do cinema militante dos anos 70, Greve Ocupação é também um documento único sobre os efeitos prolongados do Maio de 68 nas lutas operárias e das mulheres pela sua emancipação.
Uma fábrica têxtil igual a tantas outras, as operárias, os encarregados, o patrão. As horas e as condições de trabalho, a necessidade e o cansaço. E depois de 8 horas de trabalho, a casa, as compras, as refeições, os filhos, o marido. Os problemas financeiros e afectivos. Mas quando é preciso elas sabem como unir-se e revoltar-se. E quando as “agitadoras” são despedidas, elas sabem como impor as suas reivindicações…

ficha tÉcnica
Fizeram este filme Anne-Marie Bacquier, Jean-Pierre Baronski, Paul Bertault, Patrick Cabouat, Jean-Noel Delamarre, Jean-Philippe Delamarre, André Dubreuil, Danielle Chinsky, Eva Damien, Maité Delamarre, Annick Fougery, Donatienne Fraisse, Jean Hébert, Évelyne July, Merri Jolivet, Jacques Kebadian, Michèle Lamy, Claude Lebourg, Albert Legris, Anne Lipinska, Christine Lipinska, Marie-Christine Meynard, Frédérique Mathieu, Jacky Moreau, Christine Rorato, André Rouyer, Brigitte Sousselier, Maurice Tanant, Jean Tervoort, Christina Vallée, Dominique Véry, Sébastien Veyrin-Forer, André Watt e um colectivo de operários, estudantes e professores
uma co-produção MK2 Productions, Cinéma Services, WDR Cologne

FRANÇA - 1972 - 86’ - cor