Se eu fosse Ladrão... Roubava
Paulo Rocha
Estreia: 14-05-2015
Partindo da memória familiar e da matéria dos seus filmes, Paulo Rocha revisita as suas origens e as referências maiores da sua vida e obra, numa construção fluida e complexa, que é conscientemente testamental embora só indirectamente autobiográfica (ele filma-se através do pai e dos personagens da sua obra). O motor inicial do filme é a evocação da infância e juventude do pai do autor, em particular o sonho obsessivo deste, na altura partilhado por muitos, de emigrar para o Brasil, para onde partiu efectivamente em 1909 (embora a cronologia verdadeira, tal como os factos e os nomes, sejam alterados, ou por vezes deslocados, em função das rimas com os outros filmes). Mas este tema familiar cruza-se desde o início com o grande mundo da obra de Rocha, num puzzle de raccords temáticos que se dirige para dentro e para trás (a busca do centro, ou da origem…) tanto quanto para fora (a constante ampliação de sentido, a identidade de um país). Paulo Rocha fala portanto da sua própria necessidade de partir, e da interrogação de Portugal através da distância – o tempo formativo em Paris, depois a longa estada no Japão -, assim como fala da morte, mas também da doença e de um medo tornados endémicos, corrosivos de um país. Em paralelo, vão surgindo, nos excertos dos seus filmes, grandes referências da sua obra: homens como o escritor radicado no Japão Wenceslau de Moraes (1854-1929), o poeta Camilo Pessanha (1867-1926) ou o pintor Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918) – todos representantes de um fulgor criativo dos inícios do século tanto quanto justamente, de uma relação problemática com o país de origem. Por outro lado Se eu fosse ladrão… é ainda um repositório de um outro diálogo estruturante da obra de Paulo Rocha – neste caso, particularmente associado a Amadeo – em que a inspiração na cultura universal se funde com um trabalho genuíno, dir-se-ia antropológico, sobre a cultura popular portuguesa, em especial centrada na região norte do país (os pescadores do Furadouro, o vale do Douro…). Cinemateca Portuguesa
com
Isabel Ruth, Luís Miguel Cintra, Chandra Malatitsch, Joana Bárcia, Carla Chambel, Raquel Dias, Márcia Breia, João Cardoso, João Pedro Vaz
ficha tÉcnica
produção e realização Paulo Rocha
argumento e diálogos Regina Guimarães director de fotografia Acácio De Almeida décors Acácio Carvalho
figurinos Manuela Bronze
caracterização Sano De Perpessac
1º assistente de realização Paulo Guilherme som Olivier Blanc
montagem de som e misturas Nuno Carvalho montagem Edgar Feldman
director de produção António Gonçalo produção Gafanha Filmes
financiamento ICA, Fundação Calouste Gulbenkian, RTP
apoio Câmara Municipal de Ovar
distribuição Midas Filmes
PORTUGAL - 2012 - 87' - cor/p&b
M/14
argumento e diálogos Regina Guimarães director de fotografia Acácio De Almeida décors Acácio Carvalho
figurinos Manuela Bronze
caracterização Sano De Perpessac
1º assistente de realização Paulo Guilherme som Olivier Blanc
montagem de som e misturas Nuno Carvalho montagem Edgar Feldman
director de produção António Gonçalo produção Gafanha Filmes
financiamento ICA, Fundação Calouste Gulbenkian, RTP
apoio Câmara Municipal de Ovar
distribuição Midas Filmes
PORTUGAL - 2012 - 87' - cor/p&b
M/14