17 Agosto 2023
ALMA VIVA candidato a Melhor Filme Ibero-Americano nos Prémios GOYA
Foi esta manhã revelado que a Academia Portuguesa de Cinema escolheu o filme Alma Viva de Cristèle Alves Meira como candidato de Portugal a Melhor Filme Ibero-Americano, nos prémios GOYA da Academia de Cinema de Espanha.
O filme está assim incluído numa lista de nomeações de todos os países da Ibero-América, de onde sairão os cinco finalistas aos prémios que serão conhecidos numa cerimónia que terá lugar em Valladolid em Fevereiro do próximo ano.
Estreado mundialmente na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes, Alma Viva estreou entre nós com grande sucesso de crítica e de público em Novembro do ano passado, tendo sido escolhido como nomeação portuguesa para os Oscars, e foi já celebrado pela Academia Portuguesa de Cinema, com 6 prémios Sophia, entre os quais o de Melhor Filme. E está agora também nomeado para três Globos de Ouro, como melhor filme e duas vezes como melhor actriz (Lua Michel e Ana Padrão).
Já estreado em França, Bélgica, Suiça, Países Baixos, Luxemburgo e Brasil, o filme foi distribuído nos cinemas de toda a Espanha em Junho deste ano. Espanha em cujo festival de Valladolid Cristèle Alves Meira tinha ganho o Prémio Pilar Miró para Melhor Nova Cineasta.
Continuando a circular entre nós, Alma Viva está também já disponível em edição DVD e fará a partir da próxima segunda-feira, 21 Agosto, a sua entrada nos videoclubes de todas as televisões (NOS, meo, Vodafone, Nowo) e na Filmin.
O filme é uma co-produção entre Portugal, a França e a Bélgica, entre nós com o apoio do ICA, da RTP. E do Fundo do Turismo e Cinema, sem o qual esta produção não teria o enorme impacto público que está a ter.