17 Novembro 2022
ALMA VIVA DE CRISTÈLE ALVES MEIRA CONTINUA NOS CINEMAS
ALMA VIVA - o filme indicado por Portugal aos Oscars 2023 pela Academia Portuguesa de Cinema - realizado por Cristèle Alves Meira, continua nos cinemas em Lisboa, Braga, Cascais, Gaia, Gondomar, Penafiel e Viseu e terá sessões esta semana em Coimbra, no âmbito do Caminhos do Cinema Português, e em Vila Flor. 

Apresentado pela primeira vez na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em Maio passado, ALMA VIVA tem desde então circulado e sido premiado em inúmeros festivais um pouco por todo o mundo, tendo recebido um dos mais importantes prémios da SEMINCI (Semana Internacional de Cinema) de Valladolid, em Espanha, um dos mais prestigiados festivais do país vizinho: o Prémio Pilar Miró para Melhor Novo Realizador * (nesta caso, realizadora).

O filme que teve a sua antestreia no dia 29 de Outubro, na Cinemateca Portuguesa, sessão que contou com a presença do senhor Presidente da República e do senhor Ministro da Cultura, entre outras personalidades, tem sido elogiado por toda a imprensa nacional e estrangeira. 

Co-produzido pela Midas Filmes com a Fluxus Films (França) e a Entre Chien et Loup (Bélgica), ALMA VIVA teve o apoio do ICA, do Fundo de Co-Produção Franco-Português, do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema e da RTP - Rádio e Televisão de Portugal, e do Programa Eurimages do Conselho da Europa.

«O que fascina nesta primeira longa-metragem é a sua ousadia de fazer da matéria do fantástico um lugar de encontro real entre a mágoa adulta e a solidão mágica da infância.» Inês N. Lourenço, DN

«É uma estreia notável.» Luís Miguel Oliveira, Público

«Alma Viva, o candidato português ao Oscar de Melhor Filme Internacional, foi rodado em Trás-os-Montes entre o misticismo e a memória afetiva. É um passo muito firme da cineasta franco-lusa Cristèle Alves Meira.» Francisco Ferreira, Expresso

Consulte os horários aqui