03 Maio 2023
ALMA VIVA LIDERA NOMEAÇÕES AOS PRÉMIOS SOPHIA
Alma Viva, o filme de Cristèle Alves Meira, estreado em Novembro passado pela Midas Filmes, lidera as nomeações aos Prémios Sophia, os galardões da Academia Portuguesa do Cinema. 

O filme que foi o candidato português aos Oscars tem um total de 13 nomeações: Melhor Filme, Realização, Argumento Original, Actriz Principal (Lua Michel), Actriz Secundária (Ana Padrão e Jacqueline Corado), Direcção de  Fotografia, Montagem, Som, Banda Sonora Original, Direcção de Arte, Caracterização e Efeitos Especiais, Maquilhagem e Cabelos. A cerimónia dos prémios Sophia será no dia 21 de Maio. 

Para quem quiser ver ou rever Alma Viva, o filme terá uma sessão especial no Cinema Ideal, em Lisboa, no domingo, dia 7 de Maio, às 15h30. 

Apresentado pela primeira vez na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes, Alma Viva continua também a sua carreira internacional, tendo estreado recentemente em França, onde está em exibição em mais de cinquenta cinemas, na Holanda, na Bélgica, no Luxemburgo e na Suíça. 

Lua Michel foi recentemente distinguida com o Prémio de Melhor Actriz no Festival de Beijing. Alma Viva tinha já sido distinguido com o Prémio do Júri no Festival de Marraquexe, uma Menção Especial do Júri no festival de Amiens (França) e um dos mais importantes prémios da SEMINCI (Semana Internacional de Cinema) de Valladolid, em Espanha, um dos mais prestigiados festivais do país vizinho: o Prémio Pilar Miró para Melhor Novo Realizador (nesta caso, realizadora). 

Co-produzido pela Midas Filmes com a Fluxus Films (França) e a Entre Chien et Loup (Bélgica), Alma Viva teve o apoio do ICA, do Fundo de Co-Produção Franco-Português, do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema e da RTP - Rádio e Televisão de Portugal, e do Programa Eurimages do Conselho da Europa.