10 Agosto 2017
FÁTIMA DE JOÃO CANIJO DIA 12 DE AGOSTO EM DVD COM O PÚBLICO E NAS LOJAS
Produção da Midas Filmes, estreado nos cinemas pela NOS Lusomundo, Fátima de João Canijo vai ser lançado em DVD no próximo sábado, dia 12 de Agosto, com o jornal Público e nas lojas (por apenas 9,95 euros).

Depois do sucesso nas salas de cinema, em que foi visto por mais de 25 mil espectadores em todo o país, Fátima fica agora disponível em DVD.

História de um grupo de onze mulheres que fazem a mais longa de todas as peregrinações a pé a Fátima (mais de 400 quilómetros em apenas 9 dias), o filme tem notáveis interpretações foi reconhecido pelo público e a crítica.

Protagonizado por onze das maiores actrizes nacionais - Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Vera Barreto, Teresa Madruga, Ana Bustorff, Alexandra Rosa, Teresa Tavares, Íris Macedo, Sara Norte e Márcia Breia – o filme é uma história de sacrifício e redenção, e é o resultado de vários anos de trabalho em que as actrizes participaram em peregrinações reais e antes da rodagem num estágio prolongado em Trás-os-Montes.

Nas palavras do realizador, João Canijo, “o que se pretendeu com todo este trabalho foi que as actrizes, que são todas actrizes profissionais, fossem confundidas com pessoas reais, com personagens de um documentário. A intenção deste projecto foi, usando como pano de fundo imagético uma viagem pelo interior da paisagem natural, patrimonial e mental de Portugal, concentrar-se na manifestação mais profunda das crenças e práticas religiosas portuguesas, expondo e tratando assim o mais sagrado e intocável na mentalidade nacional, com todas as suas contradições e complexidades que a história e a realidade contemporânea enriquecem e complexificam.”

Fátima
é uma co-produção entre Portugal e França, da Midas Filmes (Pedro Borges) e Les Films de l’Après-Midi (François d’Artemare)
com o apoio financeiro do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, RTP - Rádio e Televisão de Portugal e CNC – Centre National du Cinéma et de l’Image Animée.
e o patrocínio de Câmara Municipal de Vinhais, Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Infraestruturas de Portugal, Europcar
Distribuição: NOS Audiovisuais