09 Julho 2024
HOTEL DO RIO: uma série em 4 episódios, de João Canijo
Estreia na RTP1, segunda-feira, 15 Julho, às 22:30
(e continua nas segundas feiras 22 e 29 de Julho, terminando a 5 Agosto)


Chama-se HOTEL DO RIO, e é também resultado do grande projecto MAL VIVER / VIVER MAL de João Canijo.
Não é uma soma dos filmes, nem os filmes divididos em partes, é uma versão diferente do enredo do projecto e como tal desenvolvido.
As personagens são as mesmas - a família proprietária de um hotel em dificuldades e os três grupos de clientes que lá passam um fim de semana - mas o resultado é outro e completamente novo e diferente, e como tal foi pensado. Porque tudo acontece e é mostrado na ordem cronológica, e as histórias da família e dos clientes se cruzam e entretecem no mesmo tempo, mas com muitas cenas filmadas de forma diferente.

Para quem viu os dois filmes, MAL VIVER e VIVER MAL, será igualmente fascinante descobrir o novo cruzamento de pontos de vista, para quem ainda não viu (mas também os poderá descobrir em breve na RTP) será uma abordagem original, e uma entrada nesse universo de personagens e no seu mal viver…

A série conta com as interpretações de Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida e Vera Barreto, interpretando a família; e Nuno Lopes e Filipa Areosa, Leonor Silveira, Rafael Morais e Lia Carvalho, mais Beatriz Batarda, Carolina Amaral e Leonor Vasconcelos, nos três grupos de clientes do hotel. E o argumento é de João Canijo e Rui Cardoso Martins, com a colaboração de Manuel Altavilla, a direcção de fotografia de Leonor Teles e a montagem de João Braz.

A série HOTEL DO RIO foi produzida pela Midas Filmes, com o inestimável apoio da RTP, e o apoio financeiro do ICA (Audiovisual), e rodada no Hotel Parque do Rio, em Ofir (Esposende), um notável exemplo da arquitectura modernistas portuguesa dos anos 70 (da autoria do arquitecto Júlio Oliveira, e que continua ainda hoje na família).

“Hotel do Rio é a visão total dos dois filmes, Mal Viver e Viver Mal. Uma visão que não esconde nada e mostra coisas que não se podiam imaginar em cada um dos filmes Na série vê-se muito mais do que nos filmes e tudo o que era nebuloso nos filmes fica transparente.”
João Canijo