19 Agosto 2015
O FIM DA II GUERRA E O HOLOCAUSTO no Cinema Ideal de 20 a 26 de Agosto
Encerrando a comemoração dos 70 anos do fim da II Guerra Mundial (iniciada em Janeiro com a estreia de 4 documentários) e retomando as iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pela Midas Filmes e o Cinema Ideal, na semana de 20 a 26 de Agosto, serão de novo exibidos A Noite Cairá, de André Singer, O Homem Decente, de Vanessa Lapa e O Espírito de ’45 de Ken Loach.
E, pela primeira vez no Ideal, Shoah, de Claude Lanzmann, o opus de nove horas de duração sobre o Holocausto e um dos maiores documentários de todos os tempos. Um filme contra o esquecimento e o impensável: a morte de mais de seis milhões de judeus pelos Nazis. Uma oportunidade única de ver no grande ecrã o que continua a ser considerado como o filme mais importante sobre este acontecimento (e que será exibido na sua versão em 4 partes, em dias sucessivos, de quinta a domingo).
A Noite Cairá segue as pisadas do filme conhecido como “o Hitchcock perdido”. As imagens de horror indizível que foram captadas pelas tropas britânicas durante a libertação do campo de concentração de Bergen-Belsen e que só agora foram reveladas.
O Homem Decente é um retrato único de umas das figuras mais proeminentes do III Reich: Heinrich Himmler, o Reischsfuhrer SS braço direito e carrasco de Adolf Hitler. Através de cartas, fotografias e diários, o filme retrata a vida e a mente do "arquitecto da Solução Final".
O Espírito de ’45 é um retrato do ambiente que se viveu em 45 e que animou o pós-guerra na Grã-Bretanha, em que todos acreditaram que depois de ganha a guerra se entraria numa era de paz e em que o bem público – na saúde, na habitação, nos transportes – seria o valor mais importante de democracia. Saúde, habitação e transportes públicos para todos! Hoje, mais do que nunca desde então, é a altura de relembrar esse espírito.
Sessões diariamente às 19:00 horas; bilhetes ao preço único de 4,€
Shoah – de quinta 20 a domingo 23 (1 parte por dia)
A Noite Cairá – segunda 24
O Homem Decente – terça 25
O Espírito de ’45 - quarta 26