25 Maio 2017
“OPERAÇÃO DAVID LYNCH”
A partir de 1 de Junho, no cinema IDEAL estreia David Lynch: The Art Life, acompanhado de um programa de curtas-metragens inéditas e são repostos Twin Peaks: Fire Walk with Me e Mulholland Drive, “o melhor filme do século XXI”, restaurado em 4K.


Por ocasião da estreia da nova série Twin Peaks, a Midas Filmes destaca o trabalho do mítico realizador numa OPERAÇÃO DAVID LYNCH com a estreia do documentário David Lynch: The Art Life, de Rick Barnes, Jon Nguyen, Olivia Neergaard-Holm e um programa que integra a reposição em cópia digital restaurada em 4K de Mulholland Drive, “o melhor filme do Século XXI” na mais recente votação de 177 críticos de cinema de todo o mundo organizada pela BBC, a reposição de Twin Peaks: Fire Walk with Me, e a estreia de Twin Peaks: The Missing Pieces e um programa de curtas, nunca exibidas comercialmente.
Esta Operação terá lugar em Lisboa, no cinema IDEAL, de 1 a 14 de Junho, sendo que o filme David Lynch: The Art Life estreia em simultâneo no Porto e o conjunto de todos os filmes circulará depois por todo o país..


Em David Lynch: The Art Life, David Lynch leva-nos numa viagem íntima pelos seus anos de formação, desde a infância idílica numa pequena cidade dos Estados Unidos, até às ruas escuras de Filadélfia, identificando os momentos que moldaram um dos realizadores mais enigmáticos do cinema. David Lynch: The Art Life retrata a arte, a música e os primeiros filmes de Lynch, trazendo luz à escuridão do seu mundo único, dando aos espectadores um conhecimento mais aprofundado do homem e do artista. Como Lynch refere “Acho que sempre que se faz algo, como uma pintura ou qualquer coisa do género, vai-se com uma ideia e por vezes o passado pode invocar essas ideias e colori-las e, ainda que sejam novas ideias, o passado dá-lhes cor.” Somos convidados a entrar e é nos dado a conhecer o estúdio de Lynch nas montanhas acima de Hollywood, enquanto este nos conta histórias pessoais do seu passado que se desenrolam como cenas dos seus filmes. Alguns personagens estranhos são destacados, para novamente se desvanecerem, deixando uma marca permanente em Lynch enquanto artista. Testemunhamos os medos, os equívocos e lutas que Lynch supera e pelo caminho conhecemos as várias pessoas que o ajudaram a moldar. Torna-se evidente no início da vida de Lynch que este vê o mundo de forma diferente, absorvendo as suas sombras e tecendo um sonho, como se de uma tapeçaria se tratasse, onde a sua audiência mundial se emaranha. Este filme é dedicado à filha mais nova de Lynch como um memorial privado de um pai para uma filha. Ao afastar as cortinas do ícone esperamos revelar David Lynch enquanto indivíduo.

Mulholland Drive deu o prémio de Melhor Realizador a David Lynch em 2001 no Festival de Cannes .
Rita sofre um acidente e perde a memória em Mulholland Drive, uma das estradas nos arredores de Hollywood. É ajudada por Betty, uma jovem aspirante a estrela que acabou de chegar a Los Angeles. Do outro lado da cidade, Adam, realizador de cinema, descobre que a Máfia controla o seu último trabalho. Um cowboy, uma vidente, um anão e alguns ilusionistas... Uma história de amor na cidade dos sonhos.

Twin Peaks: Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer é um filme que pretende ser a “prequela” da famosa série de televisão, que vai agora ter uma nova temporada. E o inédito Twin Peaks: The Missing Pieces são as cenas cortadas, numa montagem de Lynch que pretende iluminar e dar outro folêgo ao filme.

O programa de curtas vai incluir:
Six Men Getting Sick – 1966 / 4’
The Alphabet – 1968 / 4’
The Grandmother – 1970 / 34’
The Amputee – 1973 Version 1 / 5’ – Version 2 / 4’
The Cowboy And The Frenchman –
1988 / 26’
Lumiere – 1995 / 1’

Dumbland - 2002
The Neighbor – 3’
The Treadmill – 4’
The Doctor – 5’
A Friend Visits – 4’
Get The Stick – 4’
My Teeth Are Bleeding – 4’
Uncle Bob – 5’
Ants – 5’

DYNAMIC : 01 – 2006
The Darkened Room – 12’
Boat – 8’
Lamp – 23’
Out Yonder: Neighbor Boy – 11’
Industrial Soundscape – 13’
Bug Crawls – 5’
Intervalometer Experiments – 19’
Member Questions