31 Março 2011
PEDRO CALAPEZ – TRABALHOS DO OLHAR E FANTASIA LUSITANA NO PANORAMA
Pedro Calapez – Trabalhos do Olhar, documentário de Luís Miguel Correia,
produzido pela Midas Filmes, sobre um dos maiores artistas portugueses
contemporâneos, é exibido na próxima segunda-feira, dia 4 de Abril, às
19h00, no Cinema São Jorge, na mostra Panorama, que decorre de 1 a 10 de
Abril.
A mostra que reúne a melhor produção de documentário do ano anterior, mostra também Fantasia Lusitana de João Canijo, no sábado, 2 de Abril, às 19h00, no Cinema São Jorge.
Pedro Calapez – Trabalhos do Olhar foi antestreado no IndieLisboa’10 e Fantasia Lusitana foi distribuído pela Midas Filmes e produzido pela Periferia Filmes. As duas sessões contarão com a presença dos realizadores e serão seguidas de debate.
Pedro Calapez – Trabalhos do Olhar é um retrato de um dos artistas portugueses com maior destaque internacional. A sua obra, plasticamente poderosa, tem-se desenvolvido de forma consistente desde os anos 70. Mas o seu percurso é rico em alterações, mudanças, invenções, continuidades, uma experiência permanente ao nível da cor, do desenho e dos materiais. O filme olha de perto o artista no seu atelier ou na montagem de uma exposição, revelando o seu processo de criação, indagando a própria especificidade da pintura. Ao mesmo tempo, é-nos dada a riqueza e as dimensões do trabalho artístico de Calapez, numa viagem que vai da exposição na Galeria Max Estrella, em Madrid, à Casa da Cerca, em Almada, mas também olhando um trabalho cenográfico e revelando as obras públicas, nomeadamente os trabalhos efectuados no Mosteiro dos Jerónimos, na Igreja da Santíssima Trindade, no santuário do Fátima ou na praça em calçada portuguesa na Porta-Sul da Exposição Internacional de Lisboa de 1998.
Fantasia Lusitana, de João Canijo, foi o filme de abertura do IndieLisboa’10, e retrata a Lisboa dos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, em que a cidade era a última fronteira dos refugiados que fugiam da Europa ocupada pelo exército nazi. Construído a partir de imagens de arquivo e jornais de actualidades, integra textos de Alfred Doblin, Erika Mann e Antoine de Saint-Exupéry, lidos pelos actores Hanna Schygulla, Rudiger Vogler e Christian Patey.
A mostra que reúne a melhor produção de documentário do ano anterior, mostra também Fantasia Lusitana de João Canijo, no sábado, 2 de Abril, às 19h00, no Cinema São Jorge.
Pedro Calapez – Trabalhos do Olhar foi antestreado no IndieLisboa’10 e Fantasia Lusitana foi distribuído pela Midas Filmes e produzido pela Periferia Filmes. As duas sessões contarão com a presença dos realizadores e serão seguidas de debate.
Pedro Calapez – Trabalhos do Olhar é um retrato de um dos artistas portugueses com maior destaque internacional. A sua obra, plasticamente poderosa, tem-se desenvolvido de forma consistente desde os anos 70. Mas o seu percurso é rico em alterações, mudanças, invenções, continuidades, uma experiência permanente ao nível da cor, do desenho e dos materiais. O filme olha de perto o artista no seu atelier ou na montagem de uma exposição, revelando o seu processo de criação, indagando a própria especificidade da pintura. Ao mesmo tempo, é-nos dada a riqueza e as dimensões do trabalho artístico de Calapez, numa viagem que vai da exposição na Galeria Max Estrella, em Madrid, à Casa da Cerca, em Almada, mas também olhando um trabalho cenográfico e revelando as obras públicas, nomeadamente os trabalhos efectuados no Mosteiro dos Jerónimos, na Igreja da Santíssima Trindade, no santuário do Fátima ou na praça em calçada portuguesa na Porta-Sul da Exposição Internacional de Lisboa de 1998.
Fantasia Lusitana, de João Canijo, foi o filme de abertura do IndieLisboa’10, e retrata a Lisboa dos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, em que a cidade era a última fronteira dos refugiados que fugiam da Europa ocupada pelo exército nazi. Construído a partir de imagens de arquivo e jornais de actualidades, integra textos de Alfred Doblin, Erika Mann e Antoine de Saint-Exupéry, lidos pelos actores Hanna Schygulla, Rudiger Vogler e Christian Patey.