12 Fevereiro 2024
RYUICHI SAKAMOTO | OPUS ESTREIA A 28 DE MARÇO
No dia em que se cumpre um ano da sua morte, a Midas estreia Ryuichi Sakamoto | Opus, o último concerto que o lendário compositor quis deixar ao mundo, antestreado nos festivais de Veneza e Nova Iorque. Um filme único e comovente. Uma celebração da vida de um verdadeiro artista, Ryuichi Sakamoto | Opus é o canto definitivo do cisne do querido mestre.

A 28 de março de 2023, o compositor Ryuichi Sakamoto faleceu depois de uma batalha contra o cancro. Nos anos que antecederam a sua morte, Sakamoto não pôde tocar ao vivo. Tanto os concertos como as longas digressões mundiais eram demasiado desgastantes. Apesar disso, no final de 2022, Sakamoto reuniu todas as suas forças para deixar ao mundo um último concerto: apenas ele e o seu piano.  Com curadoria do próprio Sakamoto, as vinte peças escolhidas narram sem palavras a sua vida através da música. A selecção abrange toda a sua carreira, do período da Yellow Magic Orchestra às magníficas bandas-sonoras de filmes ou ao seu álbum mais meditativo, 12. Filmado num espaço íntimo que conhecia bem e rodeado pelos seus colaboradores de confiança, Sakamoto revela a sua alma através da sua música, sabendo que é a última vez que apresenta a sua arte. 

NOTA DE INTENÇÕES  Ryuichi Sakamoto
«O projeto foi concebido como uma forma de registrar as minhas interpretações - enquanto eu ainda estava em condições de tocar - de uma forma que valesse a pena preservar para o futuro. Pedimos para filmar no estúdio 509 do NHK Broadcast Center,  porque é o lugar que acho que oferece a melhor acústica no Japão. O realizador, Neo Sora, foi bastante rígido. Insistiu que eu decidisse com bastante antecedência sobre todo o repertório das 20 peças que iria apresentar, para que pudesse gastar bastante tempo na preparação para a filmagem. Toquei em casa cada peça que gravamos num iPhone para construir a composição geral do concerto que expressará a progressão do tempo da manhã para a noite. Tudo foi meticulosamente planeado para que as posições da câmara e a iluminação mudassem significativamente a cada música.
Liderando a grande equipa de quase 30 pessoas estava o diretor de fotografia Bill Kirstein, que viajou dos EUA para filmar usando três câmaras 4K. Quanto a mim, entrei nas filmagens um pouco nervoso, pensando que esta poderia ser a minha última oportunidade para partilhar a minha música com todos. Gravámos algumas músicas por dia com muito carinho. Toquei algumas peças que nunca tinha tocado como piano solo, como “The Wuthering Heights” (1992) e “Ichimei - small happy” (2011). Toquei “Tong Poo” com um novo arranjo, num ritmo mais lento do que nunca. Então, de certa forma, enquanto pensava nisso como minha última oportunidade de actuar, também senti que era capaz de abrir novos caminhos. Simplesmente tocar algumas músicas por dia com muita concentração foi tudo o que consegui reunir neste momento da minha vida. Talvez devido ao esforço, depois disso senti-me totalmente vazio e minha condição piorou no mês seguinte. Mesmo assim, sinto-me aliviado por ter conseguido gravar antes da minha morte – uma performance que me deixou satisfeito.» Ryuichi Sakamoto