30 Outubro 2019
VITALINA VARELA - ESTREIA 31 OUTUBRO, EM 33 CINEMAS DE 28 CIDADES DE TODO O PAÍS
DIA 1 DE NOVEMBRO - SESSÃO ESPECIAL NO CINEMA IDEAL, EM LISBOA, COM PEDRO COSTA E VITALINA VARELA
Vencedor do grande prémio Leopardo de Ouro e do Leopardo de Prata para Melhor Actriz no Festival de Locarno em Agosto passado, a mais importante premiação de um filme português de sempre, do Grande Prémio do Festival de la Roche-sur-Yon em França e do Silver Hugo - Prémio do Júri do Festival de Chicago, Vitalina Varela de Pedro Costa terá a sua estreia nacional já no próximo dia 31 de Outubro.
No dia 1 de Novembro, às 21:15, no cinema Ideal, em Lisboa, haverá uma sessão especial do filme com a presença do realizador e de Vitalina Varela seguida de uma conversa/debate com Maria João Madeira, programadora, Cinemateca Portuguesa.
Com exibição já garantida em 28 cidades de todo o país, o filme estará a partir de 31 de Outubro em estreia em 8 cinemas: 4 em Lisboa (Ideal, Amoreiras, UCI El Corte Inglés, Nimas), 3 no Porto (Trindade, Campo Alegre e Alameda Shop & Stop) e em Coimbra (Alma Shopping).
Dois dias depois, o Sábado 2 de Novembro, será um dia especial em 8 cinemas NOS de todo o país, com uma sessão às 19:00 horas, em Almada, Aveiro, Braga, Cascais, Évora, Gaia, Oeiras e Vila Real.
Para além destas cidades, o filme tem até agora estreia garantida também com cineclubes e em auditórios municipais em 17 outras cidades: Amarante, Barcelos, Castelo Branco, Cartaxo, Famalicão, Faro, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Leiria, Montemor-o-Novo, Santarém, Setúbal, Tavira, Tomar, Viana do Castelo e Viseu.
Enquanto continua a fazer uma notável e inigualável carreira internacional, em que depois de premiado em Locarno o filme já foi apresentado nalguns dos mais importantes festivais do Outono - Toronto, Hamburgo, Nova Iorque, Busan, Londres, Mumbai, Valdivia , Vitalina Varela chega assim a todo o país.
Produzido por Abel Ribeiro Chaves, Optec Filmes, com o apoio do ICA, da CML e da RTP, o filme tem distribuição entre nós da Midas Filmes, que tem vindo também a estrear e editar outros filmes do realizador.