Mal Viver
João Canijo
Estreia: 11-05-2023
Num hotel familiar junto à costa norte de Portugal, vivem várias mulheres da mesma família de gerações diferentes. Numa relação envenenada pela amargura tentam sobreviver no hotel em decadência. A chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados.
Nota de Intenções
A localização do filme é fundamental para a concretização das intenções do projecto, porque ele só poderia acontecer num lugar sem fuga possível. Um lugar onde as actrizes mulheres sejam obrigadas a ficar sozinhas e juntas, mesmo que desejem fugir. Um lugar de que dependa a vida das personagens. A escolha foi a de um Hotel isolado no litoral de Portugal, que funciona como uma prisão porque as personagens não podem sair dali.
O filme parte da ideia de como as mães determinam a desgraça das filhas, que por sua vez vão determinar a desgraça das netas. É um filme sobre a ansiedade de ser mãe e como isso provoca incapacidade de amor incondicional. Três gerações de mulheres vítimas da ansiedade das suas mães: a ansiedade de uma avó tornou-a incapaz de ser mãe de uma filha que foi incapaz de ser mãe da sua neta.
As actrizes não se transformam, adaptam-se à situação e circunstâncias das personagens, mas nunca deixam de ser a mesma pessoa. O argumento foi desenvolvido durante dois anos de discussões e ensaios com as actrizes pela necessidade de conseguir a verdade de cada uma.
Filmografia Seleccionada
2023
Mal Viver (Bad Living), Berlinale Competition
Viver Mal (Living Bad), Berlinale Encounters
2017
Fátima, Rotterdam
2011
Sangue Do Meu Sangue (Blood of my Blood), San Sebastián FIPRESCI Award; Toronto
2007
Mal Nascida (Misbegotten), Venice Orizzonti
2003
Noite Escura (In the Darkness of the Night) Cannes Un Certain Regard
2000
Ganhar A Vida (Get a Life), Cannes Un Certain Regard; Toronto
1985
Três Menos Eu (Three Less Me), Rotterdam Opening Film; Toronto
Nota de Intenções
A localização do filme é fundamental para a concretização das intenções do projecto, porque ele só poderia acontecer num lugar sem fuga possível. Um lugar onde as actrizes mulheres sejam obrigadas a ficar sozinhas e juntas, mesmo que desejem fugir. Um lugar de que dependa a vida das personagens. A escolha foi a de um Hotel isolado no litoral de Portugal, que funciona como uma prisão porque as personagens não podem sair dali.
O filme parte da ideia de como as mães determinam a desgraça das filhas, que por sua vez vão determinar a desgraça das netas. É um filme sobre a ansiedade de ser mãe e como isso provoca incapacidade de amor incondicional. Três gerações de mulheres vítimas da ansiedade das suas mães: a ansiedade de uma avó tornou-a incapaz de ser mãe de uma filha que foi incapaz de ser mãe da sua neta.
As actrizes não se transformam, adaptam-se à situação e circunstâncias das personagens, mas nunca deixam de ser a mesma pessoa. O argumento foi desenvolvido durante dois anos de discussões e ensaios com as actrizes pela necessidade de conseguir a verdade de cada uma.
Filmografia Seleccionada
2023
Mal Viver (Bad Living), Berlinale Competition
Viver Mal (Living Bad), Berlinale Encounters
2017
Fátima, Rotterdam
2011
Sangue Do Meu Sangue (Blood of my Blood), San Sebastián FIPRESCI Award; Toronto
2007
Mal Nascida (Misbegotten), Venice Orizzonti
2003
Noite Escura (In the Darkness of the Night) Cannes Un Certain Regard
2000
Ganhar A Vida (Get a Life), Cannes Un Certain Regard; Toronto
1985
Três Menos Eu (Three Less Me), Rotterdam Opening Film; Toronto
festivais
73ª Berlinale Competition
com
ANABELA MOREIRA
RITA BLANCO
MADALENA ALMEIDA
CLEIA ALMEIDA
VERA BARRETO
Nuno Lopes, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Rafael Morais, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Carolina Amaral, Leonor Vasconcelos
RITA BLANCO
MADALENA ALMEIDA
CLEIA ALMEIDA
VERA BARRETO
Nuno Lopes, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Rafael Morais, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Carolina Amaral, Leonor Vasconcelos
ficha tÉcnica
realização João Canijo 1ª assistente realização Inês Garcia Marques directora de fotografia Leonor Teles som Tiago Raposinho direcção de arte Nádia Henriques guarda-roupa Sílvia Siopa montagem João Braz montagem e mistura de som Elsa Ferreira direcção de produção Joana Carneiro Reis produtor Pedro Borges produção Midas Filmes co-produção François D'Artemare / Les Films de L'Après-Midi com o apoio financeiro ICA
- Instituto do Cinema e do Audiovisual, Fundo de Apoio ao Turismo e
Cinema, RTP - Rádio e Televisão de Portugal, Câmara Municipal de
Esposende vendas & distribuição internacional Portugal Film - Portuguese Film Agency
127' | DCP | 4K | 5.1 | cor
Portugal / França | 2023
M/14
127' | DCP | 4K | 5.1 | cor
Portugal / França | 2023
M/14